segunda-feira, 5 de outubro de 2009

PROJETO CRIAÇÃO DAS MÁSCARAS



UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB



UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA – UNB



SUPORTE CÊNICO


Estrutura do projeto Final
PROJETO DA CRIAÇÃO DAS MASCARAS





Por:
Jaqueline Sebastiana da Silva
Janaina Luisa da Silva
Vladimir Correa Fonseca
Eli Mara Zugolaro



Pólo Barretos –SP 2009




Universidade de Brasília - UNB
Universidade Aberta do Brasil - UAB
Curso: Licenciatura em Teatro.
Disciplina: Suporte Cênico
Turma: TEA 1.
Professor (a) Autor (a): Sonia Paiva
Tutora a distancia: Luana Fontes Ribeiro
Tutora presencial: Luciana Helena Reis

Tarefa 2 – Semana 7 - Criar a estrutura do projeto final em grupo.
Projeto de Mascaras para peça “Saltimbancos” adaptação de “os Saltimbancos” de Chico Buarque de Holanda.

I- Apresentação

Ao iniciarmos um trabalho teatral principalmente tendo como publico “ alvo” as crianças, nos perguntamos: Como deveria ou como deve ser feito? Sabemos da sua importância, não pelo simples fato de estarmos formando um publico para teatro (adulto), mais também atentar- se a aspectos emocionais, mentais e intelectuais da referida platéia.
Sendo assim considerando que o publico infantil necessita de referencias claras é fundamental refletir sobre aspectos como: texto (com carpintaria teatral), conflito claro (com desenvolvimento e finalização); aspectos interativos, boa dicção dos atores, compreensão, ações e movimento dos personagens, assim como aspectos lúdicos, que podem ser concretizados em cenografia, figurinos, adereços e maquiagem.
Partindo dessas premissas vemos por necessidade a confecção de quatro mascaras para compor a linguagem estética do espetáculo “Saltimbancos” este uma adaptação da obra "Os Saltimbancos" de Chico Buarque de Holanda.
Portanto este projeto consiste na elaboração de um plano de execução de quatro mascaras para os personagens: Jumento, Gata, Cachorro e Galinha do referido espetáculo teatral.
O ponto de partida para a concretização deste projeto é o uso de características conceituais da Commedia Dell' Arte, ou seja, através de uma profunda pesquisa teórica colocar em pratica pontos fundamentais que consideramos com o uso da mesma, tais como: a relação zoomórfica com os personagens; a utilização da meia mascara e o despojamento e coerência na linguagem estética.

II- Justificativa

A utilização e a presença das mascaras para os animais (personagens) no espetáculo “Saltimbancos” tem o propósito de compor e somar com aspectos lúdicos, juntamente com cenários, figurinos e adereços. Esta somatória nos dá condição de apresentar e ressaltar não apenas uma boa estética mais também personalizar características fundamentais de cada personagem , colaborando com ações internas e externas , movimentos, conceito e linguagem do espetáculo. A utilização de mascaras propõe também o distanciamento não somente entre ator/ personagem mais também assume características zoomórficas remetendo –se ao mundo animal onde destacam características físicas e comportamentais de cada personagem referido.

III- Objetivos gerais

A utilizar máscaras nos personagens, pois esta necessidade vem de encontro a uma estética mais despojada( popular e despretensiosa) e que ressalta o lúdico e a pantomima.

IV -Objetivos específicos

Utilização da Commedia dell’ arte como estilo estético para reforçar o aspecto zoomórfico dos personagens ( através de Máscaras)
As máscaras possibilitam uma funcionalidade nas ações ( intencionalidade) e desenho claro da composição de personagens, que reforçam seus aspectos psicológicos,
Utilização de cores fortes e uso de tecidos e panos coloridos nos cenários, figurinos e maquiagem, reforçam o despojamento estético e traz a uma não formalidade estética, mas cria uma atmosfera menos urbana, e sim um resgate a uma cultura mais mambembe.
V -Plano de execução do trabalho em grupo

A partir do momento que nos foi destinado a confecção das mascaras do espetáculo “Saltimbancos” o grupo se reuniu para montar o cronograma de trabalho onde foi decidido realizar um sorteio para a escolha dos personagens para cada integrante do grupo, para assim ser uma escolha em comum consenso. Sendo assim cada integrante ficou responsável para a confecção de sua mascara.
Uma das grandes preocupações foi seguirmos uma mesma linha estética, e criarmos uma paleta de cores, que nos possibilitasse chegar a um maior despojamento, e uma unidade visual, com preocupação acentuada nos acabamentos e conforto para os atores( por isso mascaras personalizadas).
Seguindo o cronograma de trabalho
O primeiro passo foi a escolha da paleta de cores e o elemento de unidade para todo o grupo. As cores escolhidas foram: Branco, preto, amarelo, vermelho e verde. E o elemento de unidade: a utilização da massa corrida a livre escolha.
Método de produção das mascaras
Utilização dos procedimentos e técnicas de confecção que foram aprendidos em aula presencial, ministrada pela mestra Sonia Paiva em ”Modelagem e o empapelamento das máscaras” .
Tendo por base o molde positivo , modelar com massinha, utilizar a tela de florista, fazer todas as etapas de empapelamento com papel higiênico, fazer a pintura da mascara utilizando as cores escolhidas na paleta individual (tendo por base as cores matrizes decididas pelo grupo) e dar o acabamento desejado utilizando o elemento de unidade determinado (massa corrida). A processo de confecção das respectivas mascaras foi individual. Todo este processo deveria ser realizado em quatro dias,( 5 dias) sendo que no quinto dia(6) convocou-se uma reunião do grupo para fotografar o resultado final, onde todos os integrantes , já mascarados e vestidos de preto, produziram a foto final, como resultado prático.

VI - Conclusão
O processo de confecção de uma mascara teatral necessita de dedicação e pesquisas, pois este não consiste apenas em conhecer a técnica mais sim em saber o contexto no qual esta está inserida e como é possível executa- la dentro da linguagem do espetáculo.
Pensamos que este é um processo gradativo onde a pratica garante um trabalho de grande qualidade estético e de grande efeito dramático onde é essencial procurar manter o bom senso entre, linguagem, conceitos, estética, intenções escolhidas para o espetáculo.
Por problemas de agenda (compromissos dentro e fora do pólo) não conseguimos cumprir a agenda pensada e discutida, mas isso, não nos impediu de realizarmos as atividades propostas e alcançar nossas metas.
O trabalho foi altamente gratificante e prazeroso, e nos apontou algumas dificuldades iniciais, como a dificuldade em modelagem ( a prática é fundamental) e a busca de uma coerência com os aspectos psicológicos dos personagens. O grupo não sentiu grande dificuldade em pintar as máscaras (processo colaborativo – discussões) assim como em escolher a paleta de cores, para isso optamos em reproduzir personagens ( mascaras) com maior despojamento e uma quantidade menor de detalhes. Utilizamos para a realização das fotos, além de roupa preta, elementos como boinas e echarpes.

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