quinta-feira, 17 de setembro de 2009

PRODUÇÃO DE UM ESPETÁCULO


A produção de espetáculos é uma atividade complexa, que exige habilidade para gerenciar um trabalho, levantar patrocínios e administrar orçamentos. Para isso é preciso um planejamento minucioso sobre a produção cênica, por isso tem que ser feito por uma pessoa que entenda de produção.
O produtor cênico é o profissional capaz de conceber, viabilizar e administrar projetos culturais. Para isso deve ter uma relação profunda com a arte, através da experimentação prática e do conhecimento das artes da cena e seus processos. É um fomentador capaz de articular equipes de artistas e técnicos a fim de promover e desenvolver projetos artísticos.
Em um modo de produção capitalista e no âmbito da cultura de massa, o fazer artístico também gera custos. Quando o artista não produz por diletantismo nem possui outra fonte de renda, precisa de apoio, patrocínio, financiamento, depende, ao menos em parte, de políticas culturais públicas e privadas para viver e se manter com seu trabalho em arte.
A sociedade considera a arte uma forma importante de se exprimir e de se ver expressa, se valoriza esse tipo de atividade e a considera um valor simbólico que a representa e mostra sua auto-reflexão seria coerente que encontrasse formas de viabilizar o fazer artístico.
Por isso se torna muito importante o produtor buscar patrocínios entre as grandes empresas que de alguma forma contribuem para um futuro melhor das pessoas menos favorecidas. Por isso ele precisa por em prática todas as etapas necessárias para a realização do projeto cultural.


ITENS DE UM PROJETO

Apresentação
• O que é o projeto?
• Qual sua missão?
• Quando e onde será realizado?
• Quem são os principais envolvidos e quais suas funções?
• Qual o público-alvo?

Justificativa
Em que contexto se insere?
Qual sua importância/oportunidade neste contexto?
Por que foi pensado e proposto?
Qual seu histórico?
Qual a experiência do proponente?
Qual o diferencial do projeto?
Já foram desenvolvidas outras ações para este público pelo proponente?

Objetivos
Que impacto se pretende causar com este projeto?
Que ações se pretende realizar para alcançar este impacto?

Público alvo
Onde vive?
Qual escolaridade?
Qual idade?
Qual gênero e classe social?
Qual sua relação com o projeto?
Qual estimativa da quantidade de público?

Resultados previstos
Quais serão as metas para cada um dos objetivos?
Quais são os benefícios culturais, sociais e econômicos?

Estratégia de ação
Qual a programação do projeto?
Como ele será realizado? Existem etapas distintas? Quais?
Quem são os responsáveis por cada etapa?

Cronograma
Quais ações culturais do projeto?
Como elas se dividem nas etapas?
Qual o período de cada etapa?

Orçamento
Qual o custo de cada etapa do cronograma?
Quais são as fontes previstas?
Quanto será solicitado a cada fonte?
Qual o valor total do projeto?

Plano de contrapartida
Quais são as contrapartidas?
Como serão realizadas?
Quando e onde?

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