terça-feira, 22 de setembro de 2009

TIPOS DE MÁSARAS

Ao colocar a máscara o indivíduo anula sua identidade assumindo outra identidade. Seja qual for suas motivações, a máscara desencadeia uma necessidade essencialmente humana de alteração da realidade objetiva. Re-liga o atual ao arcaico, refaz o percurso sagrado do homem, pois foi através da alteridade propiciada pela máscara que o homem representou.
A máscara surgiu no mundo quando divindade-homem-animal era uma unidade metamórfica, que eliminava as diferenças intrínsecas entre cada ente para que o “eu” fosse também eliminado, valorizando o coletivo. A máscara é esse instrumento de transcendência. Ela supera de modo concreto aspectos de uma realidade, tornando o sujeito um arquétipo. Por isso máscaras eram usadas nas sociedades arcaicas, fosse na África, no Oriente, na Europa ou nas Américas. É uma forma de expressão sobreposta à expressão pessoal do homem que a veste. Rastreando a origem da máscara, termina o teatro se manifestando como força cósmica em meio a rituais populares de culto às divindades. A máscara explica sua natureza: o fingimento de ser deus, por parte dos homens, e de ser homem, por parte dos deuses. Esse movimento dialético do Eu e do Outro vai se transformando com as sociedades. Na Renascença surge a Commedia Dell`Arte que não apenas usa máscaras, como cria uma galeria de tipos estilizados (entonações, tiques estilizados) que eram virtualmente “máscaras”. Um ator se especializava em um personagem e o fazia a vida inteira. Muitas vezes, herdara o personagem do pai, que também passou a vida toda à fazê-lo, e o legava ao filho, que continuaria a tradição. Isso significa que o uso dramático da máscara exige grande preparação do ator. Se apenas envergar a máscara e pendurá-la no rosto, poderá ser um folião, jamais um ator. Ao colocar a máscara o ator se transforma. Seu corpo se transforma, seus gestos se transformam, até sua respiração se transforma.
Temos vários tipos de máscaras entre elas podemos citar:
Máscara larvária, que já apresenta uma sugestão de um personagem, mas ainda de forma incipiente. Os traços são como esboços, que podem misturar a aparência humana com a animal.
Máscara expressiva revela um arquétipo mais definido, com uma história particular.
Máscara neutra é uma Influência do teatro oriental, sua aparência é simétrica e não remete a nenhuma característica particular. Ao contrário, ela não é um personagem, mas um estado. Não tem memória, nem conflitos.
A meia-máscara, que cobre apenas a parte superior do rosto do ator. Nesta etapa, além das expressões corporais, trabalha-se também a voz do personagem.
Máscara abstrata, com formas geométricas, ela permite ao ator trabalhar o ritmo do corpo.
E as máscaras de tipos populares, que são feitas através de nossos personagens tirados de nossa literatura e também do nosso cotidiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário